Os 4 Tipos de Despachante

Esta classificação dos tipos de despachantes foi criada por mim levando em consideração a minha experiência na área desde 2017. Considere também que o meu estado é o Ceará, e que em outrso estados, a coisa pode ser diferente. Outro ponto importante a destacar é que a presente classificação tem um tom de brincadeira e hironia, mas os pontos de crítica são sérios e possuem certo grau de veridicidade.

O 1º dos Tipos de Despachante: 1ª Divisão

Este é o topo da hierarquia dos despachantes, pois possuem a maior estrutura. São os despachantes mais poderosos e influentes junto ao Detran e aos políticos. Eles possuem contratos de exclusividade com as concessionários de veículos, e realizam a maioria dos emplacamentos de veículos novos. São chamados de despachantes externos, e possuem a regalia de poder fazer a vistoria dos veículos diretamente, tendo prioridade na tramitação de seus processos no Detran.

O 2º dos Tipos de Despachante: 2ª Divisão

São os despachantes da capital, que tem acesso aos melhores serviços dos órgãos de trânsito, como o Detran. Têm acesso também a serviços prestados por empresas de inspeção veicular para INMETRO e processos de blindagem de veículos junto ao Exército Brasileiro, por exemplo.

O 3º dos Tipos de Despachante: 3ª Divisão

São os despachantes das maiores cidades do estado, tirando a capital e região metropolitana. Eles possuem acesso a um mercado reduzido, sofrendo com a concorrência desleal de despachantes piratas e empregados corruptos do Detran, que atuam prestando serviços ilegais, concorrendo com os despachantes.

O 4º dos Tipos de Despachante: 4ª Divisão

São os despachantes das menores cidades, situação na qual me enquadro. Nessas cidades, muitas vezes, não tem Detran, exigindo várias viagens do profissional ao Detran mais próximo, o que encarece o serviço do despachante e, ao mesmo tempo, consome os recursos financeiros e de tempo do profissional, tornando a lucratividade da atividade praticamente inexistente.

Um ponto importante que desejo esclarecer é que esta classificação não diz nada sobre o conhecimento e capacidade técnica dos profissionais. Ela se refere apenas às condições de trabalho e potencial de participação de mercado injusta que existem entre os despachantes.

Este texto é direcionado principalmente aos estudantes dos curso técnico de despachante documentalista ofertado por várias faculdades. É importante ter conhecimento do mercado onde irão atuar depois de formados.

Quem quiser contribuir com este texto, e contar como é o trabalho no seu estado, fique à vontade para deixar um comentário contando suas experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *